terça-feira, 22 de novembro de 2011

Atividade 3.5

Conceito de Currículo e o Processo de Integração da Tecnologia ao Currículo

O currículo se organiza em uma construção permanente de práticas apresentando uma acepção notadamente histórica, social, cultural e interativa. Por conseguinte, distinguindo-se não apenas como uma coleção de conteúdos prontos a serem passados para os alunos, mas, como uma prática social pedagógica complexa. O estudo de currículo vem atualizando-se no que diz respeito a idéias ou convicções que requerem uma explicação sobre o fato que: os currículos são orientados pela dinâmica da sociedade. A visão tradicional do currículo está ligada ao fato de que a educação formal em muitas escolas está embasada na seleção de parte da cultura, que é re-elaborada e transmitida aos alunos. Define-se assim o currículo como o conjunto de conteúdos teóricos acumulados pela civilização.
A origem da palavra currículo – currere (do latim) – significa carreira. Assim, o currículo escolar representa a caminhada que os alunos farão ao longo de seus estudos, implicando tanto conteúdos estudados quanto atividades realizadas sob a tutela escolar. No âmbito da Educação o currículo é seguir metas e procedimento traçados para determinada área e para cumpri-las devemos utilizar as várias tecnologias, que integradas aos projetos transformam a prática pedagógica em um processo dinâmico e efetivo.
A integração das tecnologias e currículo é essencial para a prática pedagógica consciente e efetiva no desenvolvimento da capacidade de pensar, agir e aprender. Para alcançarmos esse propósito faz-se necessário entender o significado de currículo que aspiramos desenvolver e determinar as particularidades pertinentes das tecnologias a ser exploradas na prática pedagógica. Esclarecendo um pouco mais, a tecnologia é um recurso que torna mais eficaz o processo ensino e aprendizagem desde que usada sob a ótica de oportunizar e favorecer ao aluno a aprendizagem significativa, estando o professor como o mediador entre o sujeito e o objeto de estudo. Sendo assim, elas atuam como ferramentas que fornecem o suporte à construção de saberes e ressignificação de conceitos.
Compete ao professor promover a integração entre tecnologias e currículo,ele é que irá empreender a compreensão entre ensino e o uso das tecnologias adequando, adaptando sua prática. Para o desenvolvimento de projetos aliados à tecnologia faz-se necessário planejar fundamentando-se no currículo objetivando a produção de conhecimento. .O desenvolvimento de projeto no âmbito do currículo implica em levantar questões pertinentes aos alunos utilizando as diversas tecnologias oferecendo situações de investigação, coleta de dados, reflexão e ação que norteiem o processo ensino e aprendizagem.

ATIVIDADE -3.4


DESENVOLVIMENTO DO PROJETO NATAL



Para iniciar o Concurso Cartões de Natal da Federação Nacional das APAES; foi criado um pequeno projeto com a finalidade de desenvolver o espírito natalino nos alunos.
Nesta roda de conversa comentamos com os alunos que iríamos confeccionar cartões de natal conforme regulamento da Federação e que seria um desenho livre com o tema “Natal”, teria que ser criativo e bem elaborado e produzido com muita originalidade, mas que não se preocuparem, pois iríamos observar vários cartões de natal, desenhos e pesquisas no laboratório de informática também, para que compreendessem o verdadeiro significado histórico e religioso do natal.
Continuando a aula, contamos aos alunos “A Mais Bela História”, que fala sobre o nascimento do Menino Jesus. Foi uma história curta e bem simplificada. E para que os alunos pudessem entender melhor, fizemos à encenação da mesma. Juntos com os alunos, visualizamos alguns livros de histórias ilustradas de acordo com o tema.
Visitamos a manjedoura, a árvore de natal e o mural da escola com a decoração do tema natal, que já estava sendo montada em nossa escola.
Também contamos lendas e contos natalinos, onde improvisamos algumas dramatizações, como a Flor da Noite de Natal. A lenda do pinheiro de natal etc.
Foi entregue as cartolinas no tamanho pedido no regulamento para a confecção dos cartões. Colocamos músicas natalinas enquanto os alunos desenhavam os seus cartões:
- Noite Feliz
- Burrinho de Belém
- Maria e o anjo - Anjos de Resgate

ATIVIDADE -3.3

PLANEJAMENTO DO PROJETO


Dados de identificação

Escola: Escola de Educação Especial Brilho do Sol – APAE
Professoras: Astride Beatriz Hoffman, Cecília Pereira Acosta, Cleonice Gomes Ferreira, Edite Maria Boller, Ercilia Dutra Pereira, Isabel Cristina Lavarias, Janete Boller, Nilda Holanda Cavalcante e Sônia de Freitas Donho Flores.
Disciplina: Artes
Público alvo: Todos os alunos
Titulo do Projeto: Cartão de Natal


JUSTIFICATIVA:
A Escola de Educação Especial Brilho do Sol, preocupada com o aprendizado de seus alunos e principalmente a integração, socialização e valorização do seu potencial. Participa todos os anos desta maravilhosa campanha Cartão de Natal não importando a classificação e sim a participação de todos os alunos. Com esta campanha temos a oportunidade de divulgar a toda a sociedade sobre a causa da deficiência por meio do conhecimento e reconhecimento do potencial artístico dos nossos alunos. Além disso, promover a marca APAE aliando às mesma as confraternizações natalinas. Pretende-se conduzir uma série de atividades que facilitem a aquisição e construção de conhecimentos das tradições de natal pelos alunos de forma participativa, descontraída, buscando integrar a perspectiva de diversas áreas envolvendo aspectos históricos, sociais, culturais, biológicos, comerciais. Além disso, o mais importante é a campanha cartões de natal promovida anualmente pela Federação Nacional das APAES. São vinte e três (23) Federações Estaduais e 2090 (duas mil e noventa) APAES de todo Brasil.


OBJETIVO GERAL:
Divulgação a toda sociedade sobre a causa da deficiência por meio do conhecimento e reconhecimento do potencial artístico dos alunos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Incentivar os alunos da importância da sua participação na campanha cartões de natal.
- Integração de todos os alunos;
- Socialização do movimento Apaeano;
- promover a marca APAE, aliando à mesma as confraternizações natalinas;
- Valorizar os alunos a convivência familiar, a vivência do espírito natalino;
- Perceber a importância de se estar juntos de quem se ama, confraternizando e compartilhando do verdadeiro espírito natalino;
- Valorizar a importância do uso da internet, pesquisando os cartões do natal dos anos anteriores, o domínio do teclado, mouse, digitação, interação com o mundo tecnológico através da internet respeitando seu potencial.

CONTEÚDOS:

1. CONTEÚDOS CONCEITUAIS:
• Saber sobre a origem da data, quem foi Jesus?
• Reconhecer a importância das boas ações para nossa vida.
• Compreender a importância do nascimento de Cristo para a Humanidade, e o que ele nos ensinou.
• Conhecer os significados dos vários símbolos natalinos:
- Por que na ceia de Natal sempre há castanhas? (Ciências)
- Por que Papai Noel usa roupas de inverno? (Geografia)
- Por que as pessoas trocam presentes no Natal? (História Religiosa)
- Por que tem gente que como peru no Natal? (História)
- Qual o significado dos enfeites como pinheirinho, bolas de vidro, neve, presépio, meia na lareira, etc? (História)
- Qual pode ser o motivo dos "amigos-secretos" entre os familiares? (Economia)
- E os contos, filmes, sobre o natal? Que tal ler, assistir, discutir, escrever sobre eles.

2. CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS:
• Ouvir histórias, poesias e textos informativos relacionados ao tema.
• Realizar atividades que proporcionem a confraternização, o construir conjuntamente.
• Observar as diversas tradições de comemorar o natal pelo mundo, inclusive dos países não Cristãos.
• Analisar as comemorações das famílias dos alunos e discutir sobre as diferenças.
• Ouvir músicas, assistir a vídeos que tratem do tema.
• Participar da colocação dos enfeites para a árvore de natal, painel, boneco de neve no jardim.
• Realizar atividades diversificadas que envolvam todas as áreas do conhecimento.

3. CONHECIMENTOS ATITUDINAIS
• Que a criança saiba que o natal representa o amor de Jesus, e a importância de suas mensagens para melhorar o mundo em que vivemos.
• Que perceba o verdadeiro significado de praticarem boas-ações e continue a fazê-las todos os dias de sua vida.
• Participar de momentos de união que os socializem e os marquem para sempre positivamente.
• Ser um agente multiplicador de conhecimentos sobre o objetivo maior do siginificado do natal: amor, humildade, perdão, compaixão, amizade, fraternidade e etc.
• Valorizar a família,
• Desvencilhar o natal do comercial, da necessidade do presente.


ARTES VISUAIS
• Desenho livre e de observação.
• Recorte e colagem
• Dobraduras: mine maquete do presépio
• Releitura de obras de arte
• Modelagem com areia e argila, massinha, durapox, para esculpir o presépio.
• Técnicas de pintura.
• Confecção dos enfeites da árvore
- Montagem da árvore a presépio de natal
- Confecção dos cartões de natal

MÚSICA E MOVIMENTO
- Atividades diversas, músicas e cantigas relacionadas ao natal.
- Cd especial de natal (gravado especialmente para a data)
- Corais de músicas natalinas
- Teatro do natal “O natal está no ar”
- Teatro: Maria e o Anjo (música: Anjos de Resgate).


DESENVOLVIMENTO
1ª Etapa
- Fazer um levantamento com as crianças sobre o que sabem sobre o natal, relatando também como é comemorado o natal em sua casa, se na família de algum aluno não possuir esta tradição, questionar os motivos deste fato.
- Assistir o vídeo sobre o nascimento do menino Jesus, e depois construir o presépio junto de cada professora.
Depois de realizada todas as atividades relacionadas os cartões de natal, compartilhando o verdadeiro espírito natalino, com orientação do professor e oferecendo os materiais necessários.
Os alunos deverão observar a composição, originalidade, domínio técnico. O cartão deve ser confeccionado de acordo com o tema, tamanho e espessura, em qualquer linguagem bidimensional.

RECURSOS UTILIZADOS:

1 – PESQUISA
- Diálogos e atividades da campanha Cartão de natal;
- Catálogos de cartões;
- Livro de histórias;
- Internet;
- Teatro e música;
- Laboratório de informática;
- Observação dos cartões do natal dos alunos das APAES de todo o Brasil;
- TV, vídeo, máquina fotográfica;
- Decoração do Pátio da escola – Boneco de neve;
- Colocação de pisca-pisca no jardim da escola;
- Montagem da árvore de natal e do presépio;
- Montagem da gruta para apresentação dos alunos.

CONFECÇÃO DOS CARTÕES
- Desenhos livres e de observação;
- Técnicas de pinturas;
- Colagem com casca de ovos;
- Pintura base d água e corantes de diversas cores;
- Papel cartolina;
- Lápis e borracha;
- Tinta guache;
- Tinta plástica colorida;
- Pincéis e colas.

AVALIAÇÃO:
Os alunos serão avaliados diariamente através da participação, interesse nas atividades e na confecção do cartão de natal.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

ATIVIDADE 3.2- CATÁLOGO VIRTUAL




Este catálogo foi criado para que as Apaes, empresas, pais e amigos das pessoas com deficiência possam consultar os modelos dos cartões disponíveis para a campanha Cartão de Natal .